Trabalhar em Casa: Como Fazê-lo Mantendo a Sanidade Mental

Trabalhar em casa é algo que eu Carla, a fundadora da Lei da Atração Positiva tenho vindo a fazer há quase 10 anos.

Nunca me adaptei a trabalhar em escritórios ou para empresas, sempre quis ter o meu negócio próprio e trabalhar em casa para mim é felicidade na minha vida, ter o meu espaço sem interferências ou outras energias.

Mas, uma coisa é trabalhar em casa por opção, outra é por obrigação. E nos tempos em que vivemos, muitas pessoas viram-se obrigadas a trabalhar em casa sem necessariamente gostarem ou quererem.

Ou então muitas outras pessoas que estão a começar os seus negócios online e parece tudo um caos.

Não se conseguem organizar, sentem falta do convívio, é estranho trabalhar no mesmo espaço em que relaxam, etc.

Se é isso que sentes, este artigo é para ti. Apresentamos em seguida dicas valiosas de como trabalhares em casa e manteres a tua saúde mental!

1. Ter Um Local Definido Para Trabalhar

Arranja uma parte da tua casa (ou da tua sala) para trabalhar.

Pode ser mesmo uma divisão que é um escritório, ou uma mesa colocada na sala de estar. Ali é o espaço definido onde trabalhas, que é assim diferente do espaço de lazer ou descanso.

Arranjar um espaço para trabalhar ajuda o teu cérebro a perceber quando é tempo de trabalhar (ou criar) e quando é tempo para outras coisas.

2. Fazer Pausas Durante o Dia

É muito fácil quando se trabalha em casa sozinho passar horas em frente ao computador. Isto é terrível para a nossa saúde mental e bem estar.

É necessário fazer muitas pausas ao longo do dia. Ir passear o cão à rua, ir almoçar com um amigo ou colega, ir beber café, ir fazer exercício, etc.

Se tiveres dificuldade de fazer pausas, coloca alarmes no telemóvel que te vão lembrar que é altura de parar.

3. Vai a Locais de Co-Working

Muitas pessoas que trabalham em casa queixam-se da falta de interação com outras pessoas.

Mas isso é facilmente resolvido se pegares no computador e fores até um local de co-working, onde encontras outras pessoas que trabalham em casa e querem conviver.

Existem espaços formais de co-working, mas existem também inúmeros grupos informais que se encontram em cafés onde trabalham juntos e tomam uma bebida, almoçam juntos e conversam. No site Meetup.com encontras vários.

4. Tem Uma Rotina Matinal

Quando acordas de manhã, é importante começares o dia da melhor forma.

Isso pode ser ir dar uma caminhada, tomar um bom pequeno-almoço com tempo, tomar um duche e vestires-te, fazer yoga ou meditação, ouvir musica, etc.

É importante dar tempo ao cérebro e ao corpo para acordar antes de começares a trabalhar.

5. Determina os Horários Para Trabalhar Mas Sê Flexível

Algumas empresas determinam um horário fixo de trabalho que poderá ser o mesmo como se estivesse no escritório.

Outras são mais flexíveis e querem o trabalho feito independentemente de quando é feito. Isto também se aplica a quem tem o seu negócio próprio.

Seja como for, é importante ter horas definidas para trabalhar para habituar o cérebro àquele tempo definido.

Mas, a não ser que se tenha um horário fixo, é importante também ter alguma flexibilidade no horário.

Uma das vantagens de trabalhar em casa é ouvir o próprio corpo e dar-lhe o que necessita, que muitas vezes não é possível num escritório.

Por exemplo dormir uma sesta num dia em que se está mais cansado, ou ir dar uma caminhada a meio da manhã num dia em que se está menos concentrado.

6. Evita o Perfeccionismo

Todos nós nos estamos a adaptar às mudanças que este ano de 2020 trouxe e para muita gente uma delas é o trabalho em casa.

Portanto, e se nunca trabalhaste em casa antes, evita o perfeccionismo. Evite o quereres tudo perfeito todos os dias, principalmente enquanto te adaptas.

O cão desatou a ladrar durante uma video chamada com um cliente? Sê honesto e leva com humor. O mais provável é quem está do outro lado da chamada estar a passar por situações parecidas e entende perfeitamente.

E se estiveres a passar por sérias dificuldades de adaptação, sê honesto.

Dependendo do que estejas a sentir, pede ajuda ao teu chefe, a um colega, adquire Apps que te ajudam no trabalho, contrata um assistente, ou visita um terapeuta se for esse o caso.

7. Vê o Lado Positivo

Para muitas pessoas trabalhar em casa é o melhor que lhes podia ter acontecido, mas para muitas outras não é bem assim.

Vê o lado positivo: evitas filas de trânsito, procurar e pagar estacionamento, tens mais tempo disponível, podes ver a tua série favorita na hora de almoço ou ires almoçar com família ou amigos, tens tempo disponível para começares o teu negócio próprio, etc.

Como tudo na vida, quando vemos as coisas de forma positiva eliminamos resistência às situações e começamos a perceber as oportunidades que agora temos e que antes não existiam.

Add A Comment