O Teu Propósito de Vida é Uma Vida Com Propósito

Para muitas pessoas, existe esta noção de que temos que encontrar o nosso propósito de vida, como se fosse apenas um e muitas vezes ligado à profissão.

Mesmo depois de acabarmos o tempo de escola, de termos tirado um curso, de termos um emprego, casarmos, viajarmos, experimentarmos imensas coisas diferentes, ter filhos, etc, o nosso propósito de vida permanece uma incógnita para muitos nós.

Associamos propósito de vida a “fazer”. O que fazer de profissão, o que fazer com a minha vida, etc. Encontrar “aquilo”, o Santo Graal que parece uma grande dúvida.

Mas parte do problema de encontrar o propósito de vida reside no próprio conceito. Na pressão que colocamos a nós próprios (muitos desde tenra idade) para encontrar o nosso valor próprio na descoberta desse propósito.

Como se quando percebermos o que estamos aqui a fazer, de repente temos valor. Até lá, andamos a divagar.

Como se cada um de nós tivesse nascido com um propósito cósmico e a nossa missão na vida é encontrá-lo. E quem não encontra, falhou.

Como se de repente encontrar o nosso propósito nos vai salvar da vida que levamos que tem coisas que não gostamos.

Esta noção é extremamente limitante.

A realidade é que todos nós estamos neste planeta por um tempo determinado. Durante esse tempo, fazemos coisas, umas mais importantes e que nos trazem significado e alegria, outras menos.

Por isso, quando as pessoas se questionam “qual é o meu propósito de vida”, na realidade elas estão-se a perguntar: “o que posso fazer com o meu tempo que seja importante e me satisfaça?”

Essa sim é uma pergunta mais tangível e mais realista.

Parte do princípio de que o nosso valor não está associado a uma revelação cósmica no dia X, mas sim que o nosso valor é intrínseco, seja lá o que escolhamos fazer com o nosso tempo.

Portanto, temos a liberdade de escolher fazer o que nos traz alegria. O que nos apaixona e faz sentir vivos.

E isso pode significar mudar para outro país, começar uma profissão nova, escrever um livro, ou simplesmente cuidar dos nossos filhos, apreciar os nossos dias, ir à praia, ajudar um amigo.

O teu propósito de vida é viver uma vida com propósito

É quando mudamos a nossa forma de ver as coisas, que rapidamente percebemos que o nosso propósito de vida é viver uma vida com propósito.

Ou seja, descartar tudo o que te faz infeliz e não te satisfaz e dares-te permissão para focar a tua energia e tempo no que realmente te apaixona.

O teu propósito de vida é alegria. É sentires-te vivo com as tuas escolhas que fazes diariamente, pois tudo o que fazes está alinhado com quem verdadeiramente és. Desde as pequenas coisas às maiores.

A partir do momento em que colocas viver com propósito e alegria no topo das tuas prioridades, tudo aquilo que escolhes fazer a partir daí vai ter de ter essa energia.

Viver uma vida com propósito e alegria significa saber dizer não a muita coisa e dizer sim a nós próprios.

Significa também sairmos da nossa zona de conforto e experimentar coisas novas que nunca fizemos antes mas que nos atraem e sentimos que queremos.

Não podemos ficar à espera sentados no sofá à espera que nos venham dizer o que temos de fazer na vida. Temos de experimentar, abrir horizontes, expandir.

Estamos nesta vida para isso mesmo. Para experimentar. Para nos divertirmos a experimentar enquanto descobrimos mais de quem somos e o que nos faz vibrar.

Darmos valor aos nossos dons e talentos naturais

A maior parte das crianças sabe instintivamente aquilo que gostam.

Agem naturalmente de acordo com os seus talentos naturais. Seja cantar, desenhar, dançar, ajudar e cuidar dos outros, escrever, etc.

Muitas têm pais que tem consciência disso e os incentivam, outras nem tanto.

De acordo com as nossas vivências e educação, podemos ter desenvolvido e valorizado os nossos talentos naturais, ou simplesmente tê-los ignorado, não lhes ter dado valor e ter ido fazer outras coisas.

Pois se queres viver uma vida com propósito agora é altura de recuperares os teus dons e talentos naturais (aquilo que te vem facilmente e sem esforço) e usá-los em benefício teu, dos outros e do Universo em geral.

É altura de fazeres o que verdadeiramente te apaixona.

Lembra-te de quando eras criança. O que gostavas de fazer? O que te vinha naturalmente e eras capaz de passar horas a fazer?

Para mim por exemplo era escrever e ajudar outras pessoas. Naturalmente agora tenho este blog onde escrevo e inspiro/ajudo outras pessoas a viverem as suas melhores vidas!

É por isso também que a lei da atração diz que a melhor forma de atrairmos o que desejamos é focarmo-nos em viver o nosso dia-a-dia com alegria e paixão e naquilo que nos vem naturalmente.

Assim o Universo traz-nos mais coisas para desfrutar.

Na realidade, viver uma vida com propósito é simples. Quando retiramos e descartamos da nossa vida tudo o que não está alinhado connosco e nos mata a alma, temos espaço para vivermos consoante verdadeiramente somos, colocando a nossa alegria em primeiro lugar.

E não precisas de ninguém que te venha dizer o que deves fazer na vida e qual o teu propósito.

Tira tempo para ti próprio, silencia o barulho do mundo e ouve-te a ti mesmo. Tens dentro de ti tudo o que precisas para saberes o que fazer.

A vida é tua, tem a coragem de seguir a tua voz interior e agir nessa direção.

Add A Comment